Aperfeiçoando o design de interiores escandinavo em sua própria casa

0
2122
Scandinavian Design

5 chaves para dominar o design escandinavo neste inverno

Simples, funcional e equilibrado, o design escandinavo nunca sai de moda, mas desde a publicação do Lagom: A arte sueca de viver uma vida equilibrada e feliz, ou Lagom:The Swedish Art of Living a Balanced, Happy Life em inglês, no passado dia 3 de outubro, o design escandinavo voltou a conquistar as nossas casas.

Escrito pela aclamada Niki Brantmark, criadora de myscandinavianhome.com, o livro convida-nos a “viver com o justo: sem excessos ou carências” procurando o equilíbrio em todas as áreas da nossa vida, e criando espaços que convidam à introspeção e ao relaxamento dos sentidos.

Scandinavian_design_pic
Scandinavian Interior Design

Transformar as nossas casas em verdadeiros santuários onde se recarregam as baterias depois de um dia agitado é ainda mais importante durante o inverno, quando o clima nos obriga a procurar refúgio no calor das nossas casas.

Descobre como criar espaços acolhedores para este inverno com 5 tendências ao mais puto estilo escandinavo:

1- Simplifica

O design nórdico é baseado na funcionalidade de todos os seus elementos. Livra-te do desnecessário. Acaba de uma vez por todas com prateleiras abarrotadas de objetos inúteis, seleciona os elementos que realmente significam alguma coisa para ti e diz adeus a tudo o que não te traz nada.

Home_workspace_picture
Home Workspace

Além de ser uma boa prática para começar o ano mais leve, irá ajudar-te a criar espaço para o que realmente importa: brincar com os teus filhos, desfrutar dos teus momentos de solidão ou passar uma noite única, com o teu companheiro ou amigos.

2- Abraça o natural

Do despertador ao telemóvel, do telemóvel ao computador, a televisão e o ipad: gastamos demasiado tempo entre ecrãs. Substitui objetos não vivos por elementos vivos e naturais.

Flower_vase_picture
Flower Vase

Não precisas de ser um jardineiro exímio, uma simples jarra de vidro ou cerâmica com flores frescas trará energia positiva para a sala ao mesmo tempo que dá uma fragrância agradável.

Outro elemento natural ideal para estas datas são o ananás e os frutos secos, que apresentados num prato ou num cesto, dão um toque rústico e acolhedor a salas de estar e salas de jantar.

Nature_prints
Nature Prints

Os mais ousados podem incorporar elementos de decoração com estampados e desenhos florais como este papel de parede ou o nosso tapete com vibrações tropicais. Evita sobrecarregar e não tenhas medo de alternar texturas e estampados.

Tropical_Green_Lorena Canals
Tropical Green-Lorena Canals

3- Dá-lhe uma pitada de cor (Cores neutras + azul) -Neutral colors

Ao descrever a gama de cores preferida dos designers escandinavos falamos quase exclusivamente de paredes brancas ou de cor bege e tons cinzentos frequentemente intercalados com elementos pretos e de madeira que dão cor à paleta.

A combinação certa destas cores, na maioria neutras, dão luminosidade e transmitem calma e serenidade.

Nordic Lines Vintage Nude-
Nordic Lines Lorena Canals

Este inverno encorajamos-te a incorporar a esta gama as cores da tendência nesta temporada como o azul Klein e o petróleo ou nude vintage ou wood rose. Integrar uma peça com este pigmento quebra a monotonia cromática sem perturbar o equilíbrio.

4- Adiciona camadas e mais camadas

Há algumas semanas atrás falámos em combater o frio com texturas quentes, porque se alguém sabe sobre o frio e como o combater são os nossos amigos nórdicos, certo?

Livingroom Scandinavian Style
Livingroom Scandinavian Style

Portanto, o design escandinavo está repleto de materiais orgânicos, tais como a lã, o couro e o algodão, que cobrem pisos, sofás, cadeiras e paredes … Qualquer superfície melhora com eles!

Trace_rug_Lorena_Canals
Trace Lorena Canals

Longe de lhes dar uma aparência antiquada, estes materiais dão personalidade às divisões que, de outra forma, seriam muito sóbrias e frias. Os tapetes como o berbere bege e outros de estilo marroquino da nossa última coleção são o complemento perfeito para conseguir um acabamento ideal, a meio caminho entre o estilo clássico escandinavo e um vibrante estilo vintage.

Lorena Canals Rugs
Photo courtesy of @Maitreyi Falkenstein

5- Luz, luz, luz

A luz tem um papel muito importante no interior escandinavo, e para eles é um bem ainda mais precioso do que para nós, os seus sortudos vizinhos do sul da Europa.

Window_minimalist_decor
Window close up Scandinavian Decor

As cortinas brancas deixam passar a luz através de grandes janelas com decoração minimalista.

Ao mesmo tempo os candeeiros e lâmpadas de metal estão ausentes de ornamentos, pendurados em tetos e paredes. Acessórios como os espelhos ajudam a criar uma sensação de espaço e maximizam a luz dos vários quartos.

Scandinavian Spaces picture
Scandinavian Decor

Até agora, os nossos conselhos para obter uma casa ao mais puro estilo nórdico.

E tu, gostas do design de interiores escandinavo? Que outros truques usas para dar um toque nórdico à tua casa neste Natal? Partilhar connosco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here